17 Feb
17Feb

Fotografia horizontal, em preto e branco, de Sebastião Salgado pertencente à série Êxodos, 2000 - Índios Kamiurá, Xingu

 Em meio à imensidão de um rio, dois indígenas em pé em uma canoa remam sobre as águas calmas. Seus remos são caniços longos e finos. As figuras dos indígenas estão escuras. Quase toda a superfície do rio está coberta por uma neblina densa que também encobre e empalidece o sol. Ao fundo da foto, surgem silhuetas de outros 4 indígenas em pé em outras duas canoas. Atrás deles, vislumbra-se uma floresta. As três canoas estão distantes umas das outras. A primeira se destaca por ter refletida sua sombra e as dos indígenas na água, distorcidas pelas pequenas ondas produzidas pelos remos e por deixar seu rastro efêmero por onde passa. 

Fotografia horizontal, em preto e branco, de Sebastião Salgado pertencente à série Êxodos, 2000 Campo de Refugiados Ruandenses em Benako, Tanzânia 

No acampamento de refugiados a céu aberto, há várias barracas de lona rasgadas. Uma multidão, incluindo crianças, todas elas negras, faz suas atividades cotidianas. Uma névoa densa se espalha por todo o local, dando às figuras um ar fantasmagórico. Em primeiro plano, no canto esquerdo, um rapaz com um bebê no colo, uma mulher de camisa xadrez e uma criança bem pequena estão sentados sobre um pedaço de lona. A criança brinca com uma bacia vazia. No centro do acampamento há uma mulher em pé e uma criança se pendura na barra de sua saia. Um menino um pouco maior caminha próximo a eles. Do lado direito, outro grupo se amontoa próximo de uma barraca desmontada. O chão de mato seco e o céu de nuvens escuras e carregadas parecem oprimir a todos em um cenário de desolação e abandono. 

Fotografia horizontal, em preto e branco, de Sebastião Salgado pertencente à série Êxodos, 2000 - Imigrantes no Peru

 Um grupo de 13 pessoas adultas e três crianças caminham em meio a um capinzal alto e denso que, tocado pelo vento, balança da direita para a esquerda. Usam roupas típicas da região andina, calças ou saias compridas, gorros e mantas com as quais se enrolam. Dois deles, do lado esquerdo, carregam uma mesa que parece pesada. Três mulheres seguem atrás do grupo. Uma delas leva uma criança nos braços. A criança é a única que olha para trás, em direção ao caminho percorrido. Outras crianças que caminham com o grupo se misturam com o capim quase do mesmo tamanho que elas. Vão em direção a uma imensa e alta cordilheira que se avista na linha do horizonte, sob o céu nublado.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.