09 Aug
09Aug

Estrelitza – A estrelitza, também conhecida como ave-do-paraíso, é uma flor grande, em forma de cabeça de um pássaro com bico longo, nas cores verde e vermelho. Sobre essa base, despontam pétalas amarelas pontudas de base branca e outras menores na cor azul, compondo o que seria a crista do pássaro. A primeira fotografia traz a flor em destaque, evidenciando seus detalhes. Na segunda foto, elas florescem em meio a um arbusto de grandes e robustas folhas verdes. Essas fotos foram tiradas no Jardim Botânico de Brasília.


Hibisco – O hibísco é um arbusto de porte médio e folhas verdes, com flores de 5 pétalas que podem ser de diversas cores, como amarelo, laranja, rosa, vermelho e branco, em diferentes tonalidades. Do centro sai um estilete fino e alto composto por filetes pequenos onde se acumulam os grãos de pólem. Há outros tipos que são formados por uma quantidade maior de pétalas que dobram sobre si mesmas e também podem ser de diferentes cores e tonalidades. As fotos aqui apresentadas trazem hibiscos de cores diferentes. A primeira foto mostra um arbusto de hibisco de cinco pétalas na cor laranja com flores abertas e muitos botões ainda fechados.  A segunda foto mostra em detalhe uma flor da variante de pétalas dobradas, na cor rosa intenso, e  a terceira foto traz também a flor de pétalas dobradas na cor amarelo com centro rosa e pétalas ao redor também rosa, formando uma bonita combinação. Essas fotos foram tiradas no Parque Alameda João de Deus, em Faro, Portugal, onde hibiscos de todas as cores compõem a paisagem.

Girassol – O Girassol é uma flor redonda, de miolo grande, e pétalas amarelas finas. Seu caule pode chegar a até dois metros de altura. O miolo varia em tons de marrom, preto ou amarelo e é, na verdade, constituído de várias e minúsculas flores individuais. Cerca de 2 mil flores constituem o miolo de um girassol. A primeira foto mostra o interior de uma plantação de girassóis com flores bem altas e viçosas fotografadas de baixo para cima. Já a segunda foto mostra em primeiro plano um girassol um pouco murcho, com as pétalas encolhidas como filetes rodeando o grande miolo com uma abelha bem no centro. A luz do sol incide diretamente nele, deixando sua cor ainda mais intensa e contrastante com o fundo de céu azul. Essas fotos foram tiradas na Austrália, em uma estrada na Gold Coast. 

Ipê – O ipê é uma árvore de grande porte. É caracterizada por perder todas as folhas e fazer com que, depois disso, floresçam inúmeras flores que formam cachos. As flores são em forma de funil, com as abas viradas para fora. As fotos a seguir foram tiradas em Brasília. Essas árvores abundam em todo plano-piloto. A primeira foto traz um ipê imenso, de aproximadamente 20 metros de altura, todo florido com flores na cor rosa que contrastam com o céu azul-claro. Algumas pessoas andam próximas à árvore, dando a dimensão da sua enormidade. A segunda foto mostra um cacho do ipê rosa em destaque. Nela podemos observar o detalhe das flores que também contrastam com o céu azul e com outras árvores verdes. Já a terceira foto mostra em detalhe um galho repleto de flores amarelas.

Hortência – A hortência é um arbusto médio de folhas verdes e flores em tons de rosa, azul, roxo e branco. As flores são pequenas e delicadas e se acumulam em buquês grandes e circulares. Uma das fotos mostra um vaso com um arbusto de hortência com buquês azul claro. Outra foto mostra um único buquê deixando evidente a grande quantidade de flores delicadas que o formam. Essas fotos são de um vaso meu. Uma terceira foto mostra um canteiro de arbustos de hortência com flores de diferentes cores, azul, rosa e branco, fazendo um belo contraste. Atrás do canteiro de hortências há diferentes tipos de plantas. Essa foto foi tirada no Jardim Botânico da cidade de Christ Church, na Nova Zelândia.

Primavera – a primavera possui aspecto de arbusto, e pode se apoiar em outros lugares ou plantas conforme vai crescendo. Além disso, possui flores bem pequenas que são protegidas por folhas modificadas, ou seja, brácteas que têm colorações diferentes. As primaveras podem chegar a tamanhos muito grandes, como a da foto, de aproximadamente 10 metros de altura, que sobe encostada ao muro de uma casa assobradada, atravessa a rua por cima e se apoia no muro de outra casa do outro lado da rua. Pessoas caminham pela rua e passam por baixo dela. A cor rosa-escuro das brácteas contrasta com o muro branco das casas. Essa foto foi tirada em Faro, Portugal, cidade medieval que apresenta construções muito antigas, como as casas da foto, que são altas, com portas e janelas emolduradas também altas e sacadas estreitas no andar de cima. As calçadas, muito estreitas, são de pedras portuguesas, ou seja, pequenas pedras lisas colocadas uma ao lado da outra e assentadas.  

Manacá-da-serra – O Manacá-da-serra é uma árvore que pode chegar a 12 metros de altura. Suas flores são delicadas, com cinco pétalas. O interessante é que elas nascem brancas, ficam lilases e chegam a ficar até roxas. A foto mostra uma árvore de manacá do lado de fora de uma janela de persianas de folhas horizontais de madeira e vidro com cortinas. As flores, em vários tons, embelezam a vista do quarto. Essa foto foi tirada na antiga casa de meus pais, onde passei a adolescência.

Orquídea – A flor das orquídeas é estruturalmente simples: duas pétalas laterais similares entre si; três sépalas, que ajudam a proteger a flor e são de igual coloração às pétalas; o centro, que se designa por labelo e é considerado a terceira pétala, mas muito diferenciada e desenvolvida. As orquídeas têm uma enorme quantidade de tamanhos e cores. As orquídeas das 4 fotos a seguir são de vasos pertencentes a mim. As três primeiras fotos são de espécies com várias flores em cachos. A primeira, de cor rosa-claro com finas listras lilás, tem o centro rosa-escuro com finíssimas listras amarelas. A segunda é de tamanho pequeno, cor de vinho e centro roxo e branco. Há vários botões ainda por abrir. A terceira é de tamanho médio, cofundo rosa-claro e pintinhas roxas; o centro não se difere muito, tem apenas alguns filetes em amarelo. A última é de tamanho grande, com flores pendentes em duas hastes. São de cor vermelho-escuro, com centro da mesma cor manchado de branco.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.