A Nova Zelândia é dividida em duas ilhas, a do norte e a do sul. A paisagem da ilha do sul é caracterizada pelos lagos que se formaram sobre antigos vulcões e apresentam uma coloração azul intensa ou muitas vezes esverdeada. Outra peculiaridade da região são os fiordes, imensos vales de formações rochosas inundados pelo mar devido ao derretimento de geleiras na era glacial. A seguir trago algumas fotos da paisagem da Nova Zelândia, na ilha do sul, tiradas por mim.
A primeira foto, horizontal, colorida, panorâmica, mostra um imenso lago circundado por uma cadeia de montanhas. Na verdade, são cadeias de rochas vulcânicas com vegetação rasteira. O lago tem a cor azul claro e o céu é quase da mesma cor, com nuvens esparças. No lago há um pier em formato de meio círculo com sete atracadouros e, à direita, uma faixa de aterramento com algumas edificações baixas. Vários barcos, na maioria veleiros com as velas recolhidas e presas aos mastros, estão ancorados ao longo do pier.
A segunda foto, horizontal, colorida, mostra uma formação rochosa ao fundo que separa as águas de um lago do céu. O azul é a cor predominante da foto, mas com tonalidades diferentes. Uma faixa de mar de azul acinzentado, na parte inferior, divide a foto ao meio. Depois dela, há outra faixa de mar, porém de coloração diferente, azul esverdeado. A seguir, a montanha rochosa se estende até o céu azul claro com nuvens. Parece haver uma neblina azulada que envolve todo o ambiente e dá tonalidade azul até mesmo para a montanha.
A terceira foto, vertical, colorida, mostra, em plano aproximado, um riacho de cor verde azulado claro, que abre caminho entre formações rochosas. As águas refletem a claridade do ambiente e em alguns trechos são prateadas. A foto, de acordo com a técnica utilizada, mostra a correnteza que forma pequenas ondas e leva as águas a seu destino.
A quarta foto, horizontal, colorida, é de uma paisagem inóspita, com uma extensa faixa de chão cinza devido à erosão de rochas vulcânicas que se transformam em pedra moída e areia. O rio que corre ao lado tem a mesma cor. Ao fundo, há uma cadeia de montanhas rochosas. Na parte superior direita, o sol insiste em brilhar e atravessa nuvens densas que parecem ir em direção às montanhas. Em meio a essa paisagem, pessoas andam a cavalo ou estão apeadas perto deles. A foto foi tirada de cima de um cavalo, do qual só se vê a cabeça de pelo marrom bem no meio da parte inferior. Próximo a ele, outro cavalo com seu cavaleiro têm sua silhueta formada pela sombra. Nesse local, foram filmadas cenas da trilogia Senhor dos Anéis.
As próximas fotos são dos fiordes e foram tiradas de dentro de um barco no qual eu estava. O dia está nublado e frio, apesar de ser verão. As águas que correm ali são de um braço de mar.
A primeira foto dessa sequência, horizontal, colorida, retrata uma formação rochosa bem alta por onde correm finas quedas d’água. A vegetação rasteira cobre algumas partes das rochas. O cume da montanha está coberto por neblina densa. Na parte inferior da foto, a faixa de mar apresenta coloração escura, marrom acinzentado.
A próxima foto, horizontal, colorida, mostra em um plano aproximado, uma parede rochosa por onde escorrem fios de água. A foto foi tirada de baixo para cima e dá a impressão de que a água está caindo sobre quem tira ou mesmo de quem aprecia a foto. O cume dessa parede é coberto por densa neblina.
A terceira foto, horizontal, colorida, traz quatro focas deitadas sobre uma grande pedra ao pé das montanhas rochosas. A pedra assume uma coloração prateada, ao refletir a pouca luz do sol que penetra na neblina, e faz contraste com a pele escura dos animais. Ao fundo, vegetação rasteira, em tons de verde.
A quarta foto, ainda nos fiordes, é horizontal, colorida, apesar de parecer ser em preto e branco, devido ao céu estar encoberto por densa neblina que envolve toda a paisagem. As águas do mar, de coloração marrom acinzentado, ocupam a metade inferior da foto e correm por entre montanhas rochosas. No final do horizonte, as montanhas afunilam o braço de mar e avista-se ainda uma rocha, praticamente toda encoberta pela neblina. A foto apresenta algumas gotículas sobre toda a superfície, demonstrando que foi tirada por trás de um vidro respingado pela água do mar ou da chuva.